14/09/2013

Moda Colegial

Ohayo min'na-san!! Ogenki desu ka?
Hoje eu vim falar dos Uniformes Japoneses. Quem ai já quis usar um uniforme igual aos dos colegiais japoneses? Eu seria muito mais feliz indo pra escola com um uniforme fofo de marinheiro *-* 


Bom as roupas dos colegiais revelam status, personalidade e fazem parte da identidade cultural do país. 
Os uniformes escolares fazem parte da vida afetiva dos japoneses. A partir do ginásio (chugako), os estudantes são obrigados a aderir ao uniforme. Até essa fase da vida, seu uso não é uma regra seguida em 100% das escolas. Mas é sobretudo no colegial (kouko) que o uniforme se transforma em um objeto de desejo e status. As peças despertam a cobiça daqueles que não conseguiram entrar nas melhores escolas. O vestibular é bastante concorrido. Em um país que valoriza a educação como forma de ascensão social, quem é visto com o uniforme das escolas mais disputadas é admirado. Afinal, eles terão mais chances de ingressar nas melhores universidades, o que praticamente garante um emprego em uma multinacional japonesa.
A partir daí, outros tipos de uniforme vão acompanhar a vida dos japoneses praticamente até a sua aposentadoria. Seja no escritório, em uma loja ou na fábrica, o uniforme é peça obrigatória.
Mas talvez seja a imagem da colegial que tenha ajudado tanto a divulgar os uniformes. São eles que dão às colegiais a aura de símbolo sexual. Com a saia encurtada na altura da coxa, as colegiais japonesas exalam um misto de inocência e volúpia, com seus uniformes sérios e sisudos, mas que customizados, atiçam a imaginação masculina. Desde a década de 80, no auge da bolha econômica, elas foram uma das grandes responsáveis pela inovação da moda de rua e por um novo fenômeno que ficou conhecido como enjo kosai, um eufemismo, cuja tradução literal seria “relacionamento financiado”. Um homem paga para ter a companhia de uma colegial. Pode ser apenas um inocente jantar ou passar para o sexo pago.
Os uniformes escolares começaram a ser obrigatórios a partir da era Meiji, no século 19, quando o Japão investiu freneticamente na modernização, seguindo o modelo ocidental. Não é à toa que o uniforme masculino mais tradicional até hoje se chama gakuran (que pode ser traduzido como uniforme de estudante ocidental), inspirada na farda do exército da Prússia. Para as meninas, o clássico uniforme estilo marinho (seirafuku), apareceu pela primeira vez em 1921 e foi inspirado na marinha real britânica. Mas foi só depois da Segunda Guerra que o estilo se popularizou e perdeu a imagem elitizada. Em geral, consiste em uma blusa com lapela estilo marinheiro, um laço na frente, e uma saia pregada. O comprimento da manga e o tecido (lã, poliéster, entre outros) variam de acordo com a estação. Em vez do laço, podem ser adotados lenços, gravatas e afins. As cores mais comuns são azul claro, branco, cinza, verde claro e preto.
As escolas particulares começaram a adotar uniformes inspirados nas escolas religiosas ocidentais, principalmente depois de 1980. O mais comum é o estilo burezakata (blazer). Para rapazes camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e calça social (é comum que não seja da mesma cor do blazer). Para garotas, camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e saia com estampa xadrez. As cores variam de acordo com a escola. Independente do padrão adotado, há sempre uniformes para o verão (de tecido mais leve e mangas mais curtas) e inverno (mais pesado e com mangas longas, porém sempre saias) e para atividades esportivas.
No Brasil, os uniformes escolares ficaram conhecidos graças às personagens de mangás. Como a maioria das histórias em quadrinhos é ambientada em escolas ou vivida por estudantes, o uniforme está sempre presente. Um dos mais marcantes é a de Sailor Moon, uma colegial-heroína. Em vez de capas ou máscaras, ela veste como uma clássica colegial, o que só serviu para aumentar o fetiche sobre as estudantes.
Créditos: Made in Japan

Eu sempre quis usar esses uniformes super fofos. Fiquei surpresa quando soubi sobre o uniforme representa o status da pessoa, apesar que se da pra ver nos animes néh? Bom espero que tenham gostado do poste.
Kisuss
Ja ne!

4 comentários:

  1. Sempre achei os uniformes japoneses super fofos!!!
    Meu sonho que um das minhas antigas escolas fossem parecidos!!
    Amei o post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q é o sonho de todas as otakus *-*
      Obrigada Drica-chan n_n

      Excluir
  2. Eu tenho inveja de não poder usar esses fatos T_T, tal como você u-u E sim, eles são super fofos >.< E eu também fiquei supresa de que o uniforme representa o status... eu não fazia a minima ideia '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim invejinha do bem rsrs
      Pois é, eles levam isso pra vida toda achei bem interessante esse fato.
      n_n

      Excluir

Olá!! Vejo que você leu a postagem!
Gostou?
Não gostou?
Quero saber sua opinião, compartilhe comigo sua opinião.
Vou ficar muito feliz de receber seu comentário!
Bjinhos 😘

GNMH - CRÉDITOS ❤